Urucum, 60 Cápsulas, 500 mg Para Colesterol e Triglicerides
Simulador de Frete
- Calcular freteUtilizado para baixar os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides.
URUCUM
Nome popular: Urucum, Urucu, Açafroeira-da-terra, Açafroa, Orucu e Uru-uva, no Brasil; Achote, Achiote, no México e Peru; Atole, Achiote e Bija, no Peru e em Cuba; Arnotto, no Ceilão; Diteque e Kisafu, em Angola; Bixa, na Guiana; Orleansbaum, na Alemanha; Roucou e Rocouyer, na França; Achiote, Achote, Anatto, Bija e Santo Domingo, em Porto Rico; Analto, em Honduras; Guajachote, em El Salvador; Onotto e Onotillo, na Venezuela; Annatto, na Itália; Achiote, na Espanha; Urucu, no Paraguai; Anatto e Anatto Tree, em inglês.
O Urucum é uma pequena árvore de folhas alternas, elípticas, cordiformes na base, inteiras e glabras; suas flores são grandes ou vermelho-pálidas, dispostas em panículas; o fruto é uma cápsula grande pardacenta, vermelho-pálida ou roxo-escura, revestida por espinhos moles e inofensivos, contendo numerosas sementes, as quais constituem a droga vegetal.
As sementes são caracterizadas por possuírem uma forma que varia de piramidal até quase cônica, com depressão em suas faces; mede de 0,3 a 0,5 centímetro de comprimento por 0,2 a 0,3 centímetro de diâmetro, em sua região mais dilatada. Sua superfície é quase lisa e de coloração avermelhada, sendo percorrida longitudinalmente por um sulco profundo.
Indicações e Ação Farmacológica As sementes do Urucum são indicadas nas afecções intestinais e estomacais, tais como prisão de ventre e constipação intestinal; nas afecções respiratórias, tais como a
bronquite e amidalite; indicado no tratamento de anemias; como diurético; como afrodisíaco e como antídoto numa intoxicação por Mandioca Brava (Manihot esculenta Crantz). Externamente é usado nas queimaduras, em bronzeadores e como um repelente natural contra os insetos.
O extrato aquoso das sementes administradas por via intraperitoneal em ratas provocou uma diminuição da atividade motora e uma elevação da diurese, sem sinais de toxicidade. O extrato clorofórmico das sementes introduzidos por entubação gástrica em cães anestesiados demonstrou uma ação hipoglicemiante significativa, não insulino-dependente. Paradoxalmente, o extrato alcoólico provoca uma hiperglicemia. A concentração de pró-vitamina A ou carotenos presentes nas sementes proporcionam uma atividade antioxidante benéfica contra a ação deletéria promovida pelos radicais livres.