Moringa em pó para usos diversos- Descrição completa abaixo:
Muitos são os benefícios atrelados ao consumo de moringa, entre eles estão: propriedades antidiabéticas, anticancerígenas, ela pode ser usada como um potente neuroprotetor, tratando a demência melhorando assim a função colinérgica e a memória, também agindo na redução da acidez em úlceras gástricas.
Benefícios impactantes: Como antioxidante, parece ajudar a proteger as células contra danos. Moringa também pode ajudar a diminuir a inflamação e reduzir a dor. Moringa é usada para asma, diabetes e outros.
As folhas de moringa apresentam efeito laxante, tornando a moringa uma possível opção para a constipação. Num estudo, a moringa reduziu a acidez estomacal em cerca de 85%, sugerindo que poderia prevenir úlceras pépticas. As propriedades antibióticas e antibacterianas da Moringa podem ajudar a prevenir o crescimento de patógenos que podem causar infecções.
Modo de uso da moringa em pó:
- Adicione ao sua bebida matinal.
- Polvilhe com cozidos.
- Adicione ao guacamole ou ao seu molho favorito.
- Adicione em sopas e saladas.
- Misture ao molho de macarrão .
- Asse em biscoitos e bolos.
- Faça o chá adicionando as folhas à água quente, deixe em infusão e adicione seu adoçante preferido.
Ou você pode desejar fazer uso da moringa em capsulas para maior praticidade. Neste caso, CLIQUE AQUI
10 benefícios da Moringa para a saúde, segundo nutricionistas:
1. É extremamente nutritivo
“As folhas de moringa são uma das verduras mais ricas em nutrientes do planeta, repletas de proteínas, aminoácidos essenciais, 27 vitaminas e 46 antioxidantes”, diz Lisa Curtis, fundadora e CEO da Kuli Kuli Foods. Isso inclui nutrientes essenciais como cálcio, ferro, vitaminas B, potássio, magnésio e vitamina C. No geral, a moringa é rica em macro e micronutrientes e outros compostos bioativos que são vitais para o funcionamento normal do corpo e para a prevenção de muitas doenças.
2. Combate a inflamação
A inflamação é uma resposta fisiológica que ocorre no corpo para proteger contra infecções e restaurar lesões nos tecidos corporais. “A Moringa contém nutrientes que combatem a inflamação, incluindo fitonutrientes, antioxidantes e compostos antibacterianos”, diz Smith. Juntos, estes compostos poderosos combatem a inflamação no corpo, atacando os radicais livres (compostos que danificam as células) e, como resultado, reduzem o stress oxidativo, a inflamação e combatem doenças. “Dois compostos dignos de nota são a quercetina, um potente agente antioxidante e antiinflamatório, e os isotiocianatos, que auxiliam na desintoxicação e têm efeitos antiinflamatórios”, diz Smith. Um estudo sugere que estes compostos específicos encontrados na moringa podem ajudar a aliviar a inflamação de baixo grau associada a doenças crónicas.
3. Pode aumentar seu desejo sexual
Você sabia que o estresse pode impactar negativamente a função sexual? Ele pode desequilibrar a libido, aumentando o cortisol e diminuindo o hormônio do bem-estar, a dopamina. A função sexual é um processo muito complexo que envolve o cérebro, hormônios, emoções, nervos e músculos, que são muito sensíveis ao estresse. Muitas ervas conhecidas por serem consideradas afrodisíacas são usadas há muito tempo para aumentar a libido – e a moringa pode ser uma delas. “Estudos em animais descobriram que a moringa pode aumentar a testosterona e reduzir o cortisol, apoiando assim a libido”, diz Smith. De acordo com um estudo em animais, as folhas de moringa podem ter efeitos benéficos na disfunção sexual masculina induzida pelo estresse. Jones acrescenta que “são necessários estudos em humanos antes que conclusões firmes possam ser tiradas”.
4. Você se sentirá mais energizado
Se você está procurando um aumento de energia sem cafeína, considere a moringa em sua rotina matinal. “É rico em vitaminas e minerais, especialmente ferro e vitaminas C e D, nutrientes envolvidos no metabolismo produtor de energia”, diz Jones. Moringa também contém vitaminas B que ajudam a manter a energia a longo prazo e apoiam processos metabólicos saudáveis. E a boa notícia é que você não terá quedas de energia, nervosismo ou sentimentos de ansiedade, que são efeitos colaterais comuns das bebidas com cafeína.
5. Pode apoiar a cognição e o humor
O extrato de plantas como a moringa e seu efeito na melhoria da cognição e do humor continuam a ser estudados extensivamente. Moringa pode aumentar a cognição devido ao seu perfil de aminoácidos e vitaminas. “Ele contém triptofano, um precursor da serotonina, também conhecido como hormônio da felicidade”, diz Smith. Esse hormônio do bem-estar atua nos centros de recompensa do cérebro e “melhora o aprendizado, a função motora e a memória”, diz Curtis. Você encontrará vitaminas C e E na moringa, potentes antioxidantes que ajudam a reduzir o dano oxidativo ao cérebro, um fator importante no desenvolvimento de alguns distúrbios cognitivos.
6. Equilibra o açúcar no sangue
Esta planta comestível pode manter o açúcar no sangue estável para melhor. “Acredita-se que a Moringa ajuda no equilíbrio do açúcar no sangue graças ao seu ácido clorogênico e isotiocianatos”, diz Smith. O ácido clorogênico pode potencialmente controlar os níveis de açúcar no sangue, regulando a captação ou liberação de glicose (açúcar) pelas células após uma refeição. Smith acrescenta que “estudos apoiaram o uso de moringa para ajudar no equilíbrio do açúcar no sangue, com efeitos positivos nos níveis de açúcar no sangue em jejum, níveis de insulina, HbA1c e controle geral da glicose no sangue naqueles que consomem moringa em pó”.
7. Possui propriedades antienvelhecimento
Embora não haja vergonha de envelhecer, a moringa contém antioxidantes como flavonóides e polifenóis, que podem combater rugas prematuras e manter a pele com aparência jovem, de acordo com pesquisas. “Seus compostos têm efeitos antiinflamatórios poderosos e seus benefícios antienvelhecimento nos cuidados com a pele são promissores, mas são necessárias pesquisas adicionais”, diz Jones.
8. Pode reduzir a pressão arterial
Se você sofre de pressão alta, adicionar moringa regularmente à sua dieta pode fazer a diferença, especialmente quando sua rotina inclui exercícios e uma dieta rica em nutrientes. O pó de Moringa tem propriedades anti-hipertensivas porque contém quercetina. “Este antioxidante diminui o estresse oxidativo no coração e ajuda a estabilizar os sistemas de controle da pressão arterial no corpo”, diz Curtis. Se você estiver tomando medicamentos para pressão arterial, converse com seu médico antes de considerar a moringa, pois isso pode fazer com que sua pressão arterial fique muito baixa.
9. Pode ajudar na digestão
Se você sofre de problemas digestivos, como prisão de ventre, a fibra encontrada na moringa pode ajudar a mantê-lo regular. “Ele contém fibras solúveis e também fibras insolúveis”, diz Curtis. Ambas as formas de fibra trazem muitos benefícios à saúde, especialmente para a digestão. A fibra solúvel se dissolve na água e se transforma em gel, retardando a digestão e mantendo você saciado por mais tempo, enquanto a fibra insolúvel adiciona volume às fezes, facilitando a passagem pelo trato digestivo, reduzindo assim a constipação. Além disso, o perfil nutricional da moringa contém compostos que ajudam a promover as bactérias benéficas no intestino.
10. Pode melhorar o colesterol
Ter níveis saudáveis de colesterol é crucial na prevenção de doenças cardíacas. A boa notícia é que “a moringa tem potencial para diminuir o colesterol”, diz Smith. De acordo com um estudo, a moringa tem atividades hipocolesterolêmicas (redutoras de lipídios) e antiaterescósicas (evita o acúmulo de placas nas paredes das artérias) que sustentam um coração saudável.
Moringa tem efeitos colaterais?
Moringa é uma planta poderosa e quando consumida em grandes quantidades, algumas pessoas podem sentir dores de estômago, dores abdominais ou outros problemas digestivos. “Se você estiver grávida ou amamentando, evite consumir moringa, pois os produtos químicos encontrados na raiz, na casca e nas flores podem ser prejudiciais”, diz Smith.
Além disso, a moringa pode ter interações com alguns medicamentos. Se você estiver interessado em experimentar a moringa, é melhor começar com uma dose pequena, como meia a uma colher de chá por dia. Jones acrescenta que “mais de 70 gramas de moringa diariamente podem causar toxicidade de vitaminas e minerais”. É recomendável consultar seu médico antes de adicionar moringa à sua rotina diária, para garantir a segurança.